quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Being For The Benefit of Mr. Kite

Como uma forma de contrastar o conflito parental presente em She's Leaving Home, John selecionou uma música de aspecto circense, Being For The Benefit of Mr. Kite, para ficar na faixa imediatamente posterior, no mesmo álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
A ideia da música surgiu quando Os Beatles estavam gravando o clipe de Strawberry Fields Forever, em Seven Oasks, localizada em Kent, um condado inglês. John, ao caminhar pela cidade, entrou em um antiquário e de lá saiu com um velho pôster de circo emoldurado, datado de 1843, plena Era Vitoriana, anunciando o Pablo Franque's Circus Royal. Esse cartaz, depois de 124 anos, inspiraria Lennon, um dos nomes mais respeitados do rock mundial, a compor uma música.

O antigo pôster dizia que os Hendersons se apresentariam lá. Haveria argolas e cavalos, e alguém atravessaria um barril de fogo de verdade. Mr. Kite iria desafiar as leis da natureza. A banda começaria às dez para as seis daquele 14 de fevereiro de 1843. Tudo em Bishopsgate. A cidade pararia para ver o espetáculo. O que dizer dos meninos, que, fascinados, assistiam à apresentação quase sem piscar os brilhosos olhos? Tais eram os circos de antigamente. Para os amantes do cinema, não custa abrir um parênteses às lembranças que o contexto circense traz do grande cineasta Fellini, que era verdadeiramente apaixonado por circos, produzindo o filme Os Palhaços (1971), em que mostra um alter ego dele em um garoto que vai ao circo pela primeira vez.

John quis, então, representar na música essa atmosfera circense que remete aos antigos tempos, convocando o público ao circo, que era a grande atração da noite. Apresenta, conforme o cartaz comprado, todos os atrativos do espetáculo, mudando, porém, alguns fatos para facilitar a musicalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário